Quando o amor é a solução

Quando o amor é a solução

O amor é a chave fundamental à evolução humana, porém, o amor é um dos sentimentos mais difíceis de se assimilar. Quando o amor nos toca, de fato, nos envolve em uma atmosfera de comprometimento.

Descoberta

Nem tudo o que acreditamos que seja amor, é amor genuíno. E é exatamente aqui que nós, normalmente, erramos. Sim ! Erramos quando, simplesmente, passamos a acreditar que, todo sentimento, por mais honesto que seja, de fato, seja amor.
O ser humano transita com seus sentimentos em alguns níveis, por exemplo, o interesse de um homem por uma mulher em que ambos concordem que o afeto manifestado é puramente de nível sexual, temos também o de nível de amizade. Estes sentimentos, apesar de se apresentarem semelhantes, são sentimentos bem mais frágeis; não resistindo, na maioria das vezes, aos momentos de crises e, que não visa interesses além do que se foi preestabelecido. Já, o amor genuíno, tem por principal característica, o comprometimento com si mesmo e com o outro. É este nível de amor que todos nós seres humanos buscamos e desejamos encontrar. Um amor que faça com que almejemos nos tornarmos melhores, enquanto indivíduos. Que nos faça viver tudo com muito mais interesse. Que nos faça superar a preguiça. Amor assim, quando descoberto, seja numa amizade ou a viver como casal, é o amor que tem como prioridade o bem-estar.

O amor é poderoso com suas fragilidades

Se o sentimento que diz sentir, te sufoca ou sufoca o outro, não podemos chamar de amor. Esta sensação gerada, nada mais é que, pura toxina do ego; onde o único objetivo é dominar o outro, para que suas vontades e desejos consigam ser supridos a qualquer custo.
O verdadeiro amor, estimula em nós a serenidade, a paz, a tranquilidade, o cuidado, a compreensão, liberdade, carinho, amizade, capacidade de saber que, sua vontade de fazer o outro feliz, é falha. O amor, verdadeiramente se dá, quando ambos aprendem a conviver numa mesma sintonia, apesar das diversidades. O amor que nos faz sentir dessa forma, não é fácil de ser conquistado. É um amor que, após encontrado, deve ser cultivado com o máximo de cuidado. Esse sentimento poderoso que nos faz ter atitudes maravilhosas pelos outros, pela sociedade, pelo mundo e que, em simultâneo, é delicado por demais.


A crise no amor está na incapacidade de se amar

Encontrar alguém que viva o máximo potencial do amor não é fácil, porque o amor se é vivido em comunidade, exige que ambos dêem e recebam amor. Me admiro muito quando encontro pessoas que, após tocados pelo amor cuidam desse sentimento. Isto é, antes de tudo, prova da capacidade que se tem de amar a si mesmo. O que mais dificulta a manifestação pura do amor entre as pessoas, é, justamente, a incapacidade de se aceitar como é. Quando você não se ama, não se aceita, nunca conseguirá amar de verdade e, estará condenado a viver de mentiras.

A nossa pequena abertura ao amor nos leva a uma revolução interior.

Amar o outro é acolher um universo completamente diferente do seu. É a aceitação mútua de todas as limitações. Quando nos abrimos a essa atitude sublime e permanecemos abertos em meio ao processo, o amor consegue nos curar; e essa cura, reverbera em todo o nosso corpo físico, campo mental, campo emocional, campo energético, campo espiritual e, consequentemente, transforma totalmente a sociedade em que vivemos.

É preciso superar o amor intelectual

Quem sabe um dia, as pessoas levem a sério o amor e deixe que esse sentimento as possuam ? Deixem que o amor seja simplesmente amor em suas vidas.
Todo o sofrimento existente poderia acabar agora, se o amor fizesse parte da nossa história de vida. Nós somos os responsáveis por nos contentarmos em viver o mínimo possível do amor. Temos medo da força que advém das responsabilidades que o amor nos exige. Ser sínico, violento, rancoroso, fingir ser forte é mais fácil do que viver o amor com toda a tua força.


O amor nos revela nossas fraquezas e limitações e ensina como devemos acolhê-las. O amor nos torna conscientes da beleza da vida, dos caminhos maravilhosos que podemos usufruir nela. O amor nos oferece somente um caminho, e esse caminho exige o nosso comprometimento.

Prefiro o amor ao ódio

O amor é um sentimento sublime
Eleva a nossa condição humana
Nos permite progredir todos os dias
Quando vamos ao encontro do outro.

Prefiro o amor com sua complexidade
Prefiro amar com naturalidade
Sonhar que amo viver em sociedade
Acordar sabendo que tento amar com responsabilidade.

Caminho na direção do amor
Deixo-me transformar
Caminho sem medo ou receio
O amor é todo o cuidado e comprometimento.

Não é fácil amar
Não é fácil ser amado
Mas, quando o amor te encontra
O amor somente acolhe.

Não diga que nunca será amado
Não diga que amar é impossível
Tudo o que buscamos, encontramos no amor
O amor é uma experiência acessível a qualquer um.

Hoje é o dia para amar
Para ir ao encontro e se deixar encontrar
É dia de fazer a opção pelo amor
Amor que flui por todo o universo.

Carlos de Campos 
Quando o amor é a solução

O amor é a chave fundamental à evolução humana, porém, o amor é um dos sentimentos mais difíceis de se assimilar. Quando o amor nos toca, de fato, nos envolve em uma atmosfera de comprometimento.
Foto por Pixabay em Pexels.com

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.